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APOIO ACADÊMICO

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Avaliar o presente, aperfeiçoar para o futuro


Uma Instituição de Ensino Superior alicerçada em princípios voltados para a garantia de uma política educacional de excelência deve considerar que a auto-avaliação é fundamental para que a gestão possa corresponder às essas expectativas.

Como tal, as diretrizes da gestão de qualidade perpassam pelos seguintes aspectos: Para tato, a Comissão Própria de Avaliação da FACTHUS assume importante responsabilidade, na medida em que, fundamentada no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Avaliar o presente, aperfeiçoar para o futuro


I – A CONCEPÇÃO DA AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
A Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004 instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, tendo como objetivo de assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes, nos termos do art. 9º, VI, VIII e IX, da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
As finalidades são assegurar a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social e, especialmente, a promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.
O SINAES integra três modalidades principais de avaliação, realizados em momentos distintos:
1- Avaliação das Instituições de Educação Superior – é o centro de referência e articulação do sistema de avaliação que se desenvolve em duas etapas principais:
a) auto-avaliação – coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada IES
b) avaliação externa – realizada por comissões designadas pelo INEP, segundo diretrizes estabelecidas pela CONAES.
2 – Avaliação dos Cursos de Graduação – tem por objetivo identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, em especial as relativas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica.
3 – Avaliação do Desempenho dos Estudantes (Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes – ENADE) – aferirá o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

II – A AUTO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
A auto-avaliação tem como principais objetivos produzir conhecimentos, questionar as atividades e finalidades cumpridas pela Instituição, identificar as causas das suas fragilidades, propor ações decorrentes de seus processos avaliativos, de modo a construir mecanismos que assegurem o aperfeiçoamento constante dos processos de ensino e aprendizagem, envolvendo a capacitação docente e do corpo técnico-administrativo, fortalecendo as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais, tornando mais efetiva a vinculação da Instituição com a comunidade.
Identificadas as fragilidades e as potencialidades institucionais, a auto-avaliação é um importante instrumento para a tomada de decisões a partir de relatório contendo análises críticas e sugestões de melhorias da qualidade da educação e aumento permanente da sua eficácia e efetividade acadêmica e social.
A auto-avaliação é, portanto, um processo cíclico, criativo e renovador de análise, interpretação e síntese das dimensões que definem a IES.

III – DIMENSÕES DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO ÂMBITO DA FACTHUS
A avaliação institucional tem por objetivo identificar o perfil e o significado da atuação da FACTHUS, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores.
Neste documento, são apresentados, na forma de orientações gerais, alguns tópicos que permitem a operacionalização da avaliação dessas dimensões.
Desta forma, possibilita à IES que, respeitando suas especificidades, proceda à elaboração de seu processo próprio de auto-avaliação institucional.
Dimensões:
1. A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional.
2. A política para o ensino e a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, o programa de monitoria e demais modalidades.
3. A responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.
4. A comunicação com a sociedade.
5. As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho.
6. Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios.
7. Infra-estrutura física, recursos de informação e comunicação.
8. Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da auto-avaliação institucional.
9. Políticas de atendimento aos discentes e egressos.
10. Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.


IV – A CPA FACTHUS
A CPA FACTHUS foi criada em 27 de setembro de 2004.
Ao longo dos anos ela realiza os processos de auto-avaliação institucional, contribuindo para a construção de conhecimento sobre a sua realidade, compreendendo os significados do conjunto de suas atividades em prol da melhoria da qualidade educativa e cumprimento da sua responsabilidade social, local e regional.
Da aplicação dos questionários em papel ao uso da computação para a coleta e processamento dos dados, a CPA FACTHUS a cada ano, vem buscando novos instrumentos e metodologias que permitam que a auto-avaliação seja realizada de forma eficiente e segura, tornando-se cada vez mais transparente nas suas ações.

V – CONTATO:
cpa@facthus.edu.br