25 outubro, 2017 - Notícias, Alunos, Eventos

Alunos da FACTHUS visitam Usina Hidrelétrica de Igarapava/SP

No dia 21 de outubro de 2017 os alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e de Engenharia Ambiental e Sanitária realizaram visita técnica na Usina Hidrelétrica de Igarapava - SP, acompanhados pelo Prof. Welington Mrad Joaquim e pela Profª. Alcione Wagner de Souza.

O objetivo da visita foi conhecer os projetos desenvolvidos pela empresa na área ambiental, dentre os quais aqueles voltados ao controle de qualidade da água (Limnologia), ao controle de plantas aquáticas (Macrófitas), à recuperação de Encostas Marginais (Erosões nas Margens) e às Matas Ciliares (projeto que envolveu a implantação de mais de 300 ha de espécies nativas e a introdução novas espécies ao longo do reservatório, possibilitando a preservação da flora e fauna e a reconstrução do habitat natural das espécies da região).

Os alunos também tiveram a oportunidade de acompanhar e conhecer o funcionamento do primeiro mecanismo de transposição para peixes da América Latina (Ictiofauna) implementado no trecho entre a UHE Volta Grande e a UHE Jaguara.

Além disso, os alunos acompanharam os processos de geração de energia, bem como processos termodinâmicos e fluidos, o que permitiu a verificação prática dos conhecimentos teóricos obtidos durante o Curso.

As visitas técnicas realizadas pela FACTHUS são meios eficazes de produção do conhecimento e possibilitam aos estudantes a visualização prática das questões teóricas trabalhadas em sala de aula, contribuindo para sua formação pessoal e profissional.