20 junho, 2018 - Notícias, Alunos

Alunos do curso de Direito da FACTHUS realizam visita técnica

Nos dias 6 e 7 de junho de 2018 os alunos do Curso de Direito da FACTHUS realizaram mais uma visita técnica aos Tribunais Superiores (STF, STJ, TST) e ao Congresso Nacional, em Brasília/DF.
No Tribunal Superior do Trabalho - TST foram recepcionados pela equipe de Cerimonial que mostrou toda a estrutura e funcionamento do Tribunal.
Em seguida, puderam assistir à Sessão de Julgamento da 2ª Turma. O Presidente da Sessão, Ministro José Roberto Freire Pimenta, fez uma saudação especial aos alunos da FACTHUS, mostrando a eles a importância de se conhecer a estrutura e o funcionamento dos Tribunais Superiores e, ainda, se preocupou em explicar-lhes como se desenvolveria toda a sessão de julgamento, dando uma verdadeira aula de Processo do Trabalho aos presentes.
O Presidente parabenizou a Instituição pela iniciativa da visita e pela preocupação demonstrada em propiciar prática forense aos seus estudantes.
Ainda, durante a sessão de julgamento no TST, a Ministra Delaíde Alves Miranda Arantes convidou os estudantes da FACTHUS para conhecerem seu gabinete de trabalho. No gabinete da Ministra foram recepcionados e tiveram a oportunidade de conhecerem como se dá a tramitação do julgamento do processo coletivo.
Os estudantes também visitaram o Supremo Tribunal Federal - STF e puderam assistir à sessão de julgamento. Tiveram a oportunidade de acompanhar as sustentações orais de todos os envolvidos no processo em que se discutia a inconstitucionalidade do art. 59-A da Lei 9.504/1997 em que estava previsto o voto impresso de forma complementar ao eletrônico para as eleições de 2018.
No STF foram recebidos pelo Ministro Luis Roberto Barroso que conversou com os alunos salientando a importância da juventude para a mudança do país.
No segundo dia de visitas, os estudantes foram conhecer o Congresso Nacional. O cerimonial os guiou pelas duas Casas Legislativas, Senado Federal e Câmara dos Deputados. Foi possível conhecer as salas, memoriais, bem como o plenário de ambas as Casas e também parte das Sessões que estavam em andamento.
Por fim, realizou-se visita ao Superior Tribunal de Justiça - STJ onde os alunos foram muito bem recepcionados pelo Cerimonial do Tribunal, conhecendo toda a estrutura e o funcionamento do Tribunal, bem como assistindo à sessão de julgamento da Quarta Turma que discutia questões de Direito Privado (responsabilidade civil, direito de família, contratos, entre outros). Nesta sessão também foram saudados pelo Presidente da Turma, Ministro Antonio Carlos Ferreira, que ressaltou a importância de conhecer os Tribunais Superiores ainda enquanto estudantes.