23 novembro, 2018 - Notícias, Alunos

Curso de Administração promove a II Jornada Acadêmica e Encontro de Egressos

A Faculdade de Talentos Humanos acredita na prática da sustentabilidade e da inovação com uma coordenação voltada para o desenvolvimento integral dos universitários do curso de Administração. Um dos projetos de ciência aplicada que contribui para a atualização dos Stakeholders desse universo de negócios e competitividade é a Jornada Acadêmica. Com uma política de portas abertas, pesquisas realizadas durante um ano são compartilhadas com alunos, professores, estudiosos desse segmento e representantes da sociedade. Além das oportunas contribuições educacionais, organizacionais e sociais, o evento condensa um preciso capital intelectual fomentado nas rotinas dentro e fora de sala de aula, unindo a teoria à prática de maneira particular. Os alunos orientados pela Professora Fabiana Silbor apresentam uma parcela dessa diversidade temática. As soluções apresentadas contribuem para o renovar de conceitos que evoluem dentro das empresas e precisam ser parte dos conteúdos de formação desse novo profissional.

As alunas Raquel Barcelos e Sinara Rocha traçaram um comparativo do comportamento do consumidor no período de eleições e pesquisaram os municípios de Uberaba e de Delta. A iniciativa é pioneira e se destaca devido ao fato de Delta ter se emancipado de Uberaba na década de 90 e desde então, nenhum estudo foi feito para compreender como o marketing político sedimentou nessa região.

Bruna Matos e Jackelyne Stival contribuiram com os fatores que influenciam a decisão de compra do público masculino. A conclusão da pesquisa é original e revela que os homens têm mudado a forma de consumir e impactado, positivamente, a economia.

Empoderamento. A palavra, ainda é nova, mas a luta do tema que motivou Miriam Daniela de Oliveira e Rafaela Franzini é antiga. A dupla apresentou a relevância da Administração no Terceiro Setor para a equidade feminina, destacando parte da pesquisa com uma amostra de mulheres com necessidades especiais. O tema nunca tinha sido abordado dessa maneira antes e é o primeiro no Triângulo Mineiro.

Carlos Roberto Bernardes se dedicou ao estudo comparativo entre o comércio físico e o eletrônico de veículos usados em Uberaba. O município detém uma das maiores frotas do estado e a abordagem tornou-se valiosa para empresários que atuam nesse setor.

Um trabalho que chamou atenção foi o de Giovanna Nassif e Vitória Leal. Só pelo título já dá vontade de saber mais: “Os cinco sentidos, as cinco emoções e a nova estratégia de marketing na Administração. As estudantes traçaram paralelos a respeito, por exemplo, de como a alegria ou a tristeza; o tato ou paladar mudam as percepções do consumidor e levam as pessoas a fidelizar ou não à produtos e serviços.

Cris Boleti e Edivane Pessoa os desafios para a Administração da Empresas do Terceiro Setor. As pesquisadoras visitaram e conversaram com pessoas que trabalham em Organizações Não-Governamentais (ONG) e revisaram a bibliografia para atualizar os conteúdos a respeito dos maiores desafios apontados. Elas, ainda, fizeram um relato de contribuições com soluções.

A vontade de ter o próprio negócio fez Diulene Oliveira e Eduarda Santos seguir com uma temática muito atual e interessante. O objetivo foi avaliar os atributos do produto e as variáveis externas que influenciam o consumidor “geek” uberabense na sua decisão de compra. Mas você sabe o que é um consumidor “geek”. Talvez você seja e nem saiba. São as pessoas que consomem produtos personalizados, de coleções, de séries, filmes ou que levam um estilo de vida no qual as preferências dão espaço para as grandes paixões, como por exemplo os colecionadores.

O evento foi um sucesso: gerou conhecimento, inovação, sustentabilidade e debateu assuntos relevantes para o crescimento acadêmico, social e regional, fomentando novos negócios e oferecendo soluções que humanizam, cuidam do planeta e trazem resultado promissor.