15 maio, 2019 - Notícias, Alunos

Scratch Day reúne quase 150 crianças na FACTHUS

No último sábado (11), o mundo inteiro comemorou o Scracth Day. A FACTHUS recebeu crianças do 5º ao 9º ano, das Escolas Municipais Professora Olga de Oliveira, Terezinha Hueb de Menezes e Monteiro Lobato que descobriram como é possível aprender programação e se divertir.

A programação teve início às 9 horas com diversas atividades. Às 11 horas crianças e professores participaram de um lanche com refrigerante, pipoca e cachorro quente.

De acordo com Eduardo Saad, coordenador do curso de Sistemas de Informação da Facthus, os jovens puderam entender que o #ScratchDay é muito mais que apenas uma data de celebração, mas sim um pontapé para aproximá-los da programação de maneira lúdica.

As quase 150 crianças que compareceram ao evento tiveram a oportunidade de conhecer jogos, animações e histórias interativas utilizando o Scratch, disponibilizado aos participantes em computadores da Instituição.

O Scratch Day é um evento anual e internacional, realizado desde 2009. Em 2019, Uberaba entrou no mapa mundi do evento. A Fachtus foi uma das parceiras do evento e cedeu seus laboratórios de informática para a realização das oficinas.

As atividades contaram com a participação de alunos e ex-alunos voluntários que ajudaram na realização do evento dentre eles: Alexander Teles de Sousa, Carolina Silva Lacerda, Cassia Cristina Silva, Fellipe Borges de Souza, Frederico da Silva, Guilherme Romero, Jessica da Silva Azevedo, Lucas Carmelita Bilharinho, Lucas Ferreira Costa Silva, Pâmela Giovana Alves Barbosa, Raphael Cacildo, Vitor do Prado Melo.

Os alunos da Escola Municipal Professora Olga de Oliveira estavam sob a supervisão das professoras voluntárias: Maria Simone Borges da Silva, Ricardo Alves Ribeiro, Selma de Cássia Campos e Taciana Pereira Rodrigues.  Os alunos da Escola Municipal Terezinha Hueb de Menezes estavam sob o comando da Coordenadora Carla Cristina Tinoco e do professor de Informática, Jaci Gonçalves Cardoso.  A Escola Municipal Monteiro Lobato contou com o apoio de uma equipe dentre eles: Hélia Sandra Barros Trindade Santos, Diretora; Isabel Cristina de Lima Teixeira Lucas, Vice-diretora; Maristela Silva Sousa, Inspetora; além das professoras Alessandra Cândida de Freitas, Carolina Alves Oliveira, Leci Lessa de Carvalho, Olina Aparecida Alves, Rejane Zanini da Costa.