11 julho, 2019 - Notícias, Alunos

Revista Internacional “Neurospine” publica artigo de docente da FACTHUS

O Prof. Dr. Rafael de Menezes Reis, da Faculdade de Talentos Humanos – FACTHUS, teve artigo publicado na revista internacional indexada nas melhores bases de dados – Neurospine.

O artigo “Parâmetros efetivos para a análise da marcha em modelos experimentais para avaliação de lesões nervosas periféricas em ratos”, cuja linha de pesquisa abrange estudos sobre alterações neuromusculoesqueléticas e sua reabilitação, é o resultado de um trabalho multidisciplinar em conjunto com pesquisadores da informática biomédica e fisioterápica da USP de Ribeirão Preto, e desenvolvido nas dependências da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP/USP.

De acordo com o professor Rafael Reis, a análise da marcha (caminhada) é uma forma de avaliação funcional muito comum em lesões neurológicas, tanto na pesquisa básica quanto na clínica. Porém, a eficiência dos parâmetros estudados não está bem estabelecida na literatura e muitas vezes os pesquisadores gastam muito tempo avaliando variáveis que podem não ser muito úteis.

Ele esclarece que, através da análise por vídeo, foram filmados o caminhar de ratos sadios e que tiveram lesão do nervo tibial da perna. “As características da marcha foram avaliadas por um software através da análise de redes neurais e inteligência artificial, onde foram obtidos os resultados das características mais associadas à lesão do nervo tibial”, ressalta.

Com realização deste trabalho conjunto entre FMRP/USP e FACTHUS, o professor busca consolidar a parceria entre as IES para que alunos da FACTHUS possam realizar parte de seus trabalhos de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) junto aos laboratórios aos quais é pesquisador convidado.

Sobre o Autor

RAFAEL DE MENEZES REIS é Doutor e Mestre pelo programa de Ciências da Saúde aplicadas ao Aparelho Locomotor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Na FACTHUS, ministra as disciplinas de eletrotermofototerapia, fisioterapia aplicada à reumatologia, fisiologia geral, neurofisiologia e fisiologia do exercício, e estágio supervisionado. Atualmente está envolvido em estudos relacionados a processos degenerativos da coluna vertebral, imaginologia, reabilitação musculoesquelética, reabilitação neurofuncional e desempenho funcional em atletas.