10 setembro, 2019 - Notícias, Alunos

FACTHUS marca presença no CISITM

A FACTHUS marca presença no 1º Congresso Interdisciplinar em Saúde do Idoso do Triângulo Mineiro (CISITM) com a participação do professor doutor Douglas Reis Abdalla. O evento visa a promover uma discussão sobre os cuidados com o idoso com a presença de diversos profissionais da área da saúde e será realizado nos dias 25, 26 e 27 de outubro, no auditório Turmalina da UFTM. As inscrições podem ser feitas pelo link: www.cisitm.com.br

A programação contará com palestras sobre temas variados de saúde do idoso, como: emergências geriátricas, cuidados paliativos, transtornos mentais, atendimento odontológico, violência ao idoso, entre outros.

Uma das palestras será ministrada pelo professor da FACTHUS, Douglas Reis Abdalla, e tem como tema: “Imunossenescência: das alterações celulares e moleculares às implicações clínicas”. De acordo com ele, o tema é muito interessante, visto que o sistema imunológico, ou seja, a parte do nosso organismo que combate os agentes agressores, ao longo de nossas vidas, passa por distintos perfis de atuação. “No processo de envelhecimento fisiológico, em que algumas populações celulares já estão diminuídas, com perfis de atuação restritos, a síntese molecular está limitada, conferindo ao idoso uma fragilidade imunológica. Portanto, entender um pouco sobre tais alterações possibilita que os diferentes profissionais de saúde possam, dentro das suas especialidades, atuar e proporcionar uma atenuação dessa fragilidade imunológica, ou quem sabe proporcionar aumento das capacidades funcionais no âmbito imunológico”, explica o palestrante.

A participação do professor Douglas no Congresso Interdisciplinar em Saúde do Idoso do Triângulo Mineiro está marcada para o dia 26/10, às 17h35, no auditório Turmalina da UFTM.

Sobre o Palestrante
Docente da Faculdade de Talentos Humanos – FACTHUS, desde 2011, apresenta experiência em docência em nível de pós-graduação. Tem experiência na área de saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Resposta Imunológica, Saúde da Mulher, Câncer Ginecológico, Fisiologia do Exercício.
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Uberaba (2007); Especialização em Fisioterapia Hospitalar pela Universidade de Uberaba (2008); Mestrado em Ciências - Patologia Geral pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2011); Doutorado em Ciências da Saúde - Patologia Básica e Experimental pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2015), com período sanduíche na Universidade de Antuérpia com bolsa CAPES - PDSE nº 0592/13-7; PhD in Medical Science - Immunology, University of Antwerp - Belgium (2015).