17 outubro, 2019 - Notícias, Alunos

FACTHUS promove o I Congresso de Direitos Sociais

Hoje e amanhã, a FACTHUS promove o I Congresso de Direitos Sociais. Em sua 1ª edição o evento trará ao debate as alterações propostas pela Reforma Trabalhista e o reflexo desse evento na tutela jurisdicional.

De acordo com o professor João Paulo Borges, coordenador do Congresso, o evento tem como objetivos propiciar aos nossos alunos e à comunidade em geral um momento de debate sobre a atualidade dos Direitos Sociais em nosso país, com enfoque no Direito e Processo do Trabalho. “Buscamos incentivar o trabalho de pesquisa e fazer dos nossos alunos grandes e bons debatedores, pois acreditamos que a evolução não ocorre através de resposta, a evolução advém da capacidade de sempre formular perguntas. Queremos os alunos FACTHUS cada vez mais imbuídos na atividade de execução do Direito na acepção mais profunda da palavra”, afirma o professor.

O primeiro dia será destinado ao credenciamento, apresentação do Congresso e Palestra, seguida de debate, com o jurista e professor Carlos Henrique Bezerra Leite, autor de várias obras relacionadas ao Direito e Processo do Trabalho que deverá abordar o processo do trabalho pós-reforma trabalhista, o que mudou e como ajustar-se.

O coordenador lembra que é muito importante para o estudante estar diante de um grande autor e receber direto da fonte um pouco mais de aprendizado. “O palestrante faz parte de um seleto grupo de autores muito bem referenciados, portanto, o crescimento doutrinário poderá ser percebido por todos que se dispuserem a comparecer e a participar do Congresso”, diz o coordenador.

No segundo dia acontecerão os Grupos de Trabalhos que tenham relação com o tema escolhido e serão divididos em concluídos e parciais. O professor lembra que todos os alunos de todos os períodos e inclusive de outras universidades poderão se inscrever. “Haverá premiação para os três melhores trabalhos”, finaliza o professor.

O Congresso de Direitos Sociais é destinado a alunos, egressos, advogados, juízes, membros do Ministério Público do Trabalho, bacharéis em Direito e à comunidade em geral.

Os interessados em apresentar seus trabalhos, deverão solicitar o edital pelo e-mail: joao.machado@facthus.edu.br. Serão aceitos trabalhos concluídos e em desenvolvimento.  Para se inscrever o estudante deve enviar um resumo do trabalho, contendo: título, e um resumo, para o dia da apresentação. O participante será informado antecipadamente em qual GT se apresentará.

O prazo para submissão de trabalhos é até o dia 15/10.Para ouvintes em palestras, até 16/10. Inscreva-se através do link https://www.sympla.com.br/1-congresso-de-direitos-sociais-facthus-2019__652333

SOBRE O PALESTRANTE
CARLOS HENRIQUE BEZERRA LEITE é Advogado, Professor e Consultor Jurídico e autor de várias obras relacionadas ao Direito e Processo do Trabalho. Doutor e Mestre em Direito PUC-SP. Professor de Direito Processual do Trabalho e Direitos Fundamentais Sociais da Graduação em Direito (FDV). Professor de Direitos Humanos Sociais e Metaindividuais do Mestrado e Doutorado em Direitos e Garantias Fundamentais (FDV). Ex-Professor Associado de Direito Processual do Trabalho e Direitos Humanos (UFES). Desembargador do Trabalho (TRT da 17ª Região/ES). Ex-Procurador Regional do Ministério Público do Trabalho. Titular da Cadeira 44 da Academia Brasileira de Direito do Trabalho. Membro do Instituto Brasileiro de Estudos do Direito. Ex-coordenador do Núcleo Regional da Escola Superior do MPU/ES. Ex-Diretor da Escola Judicial do TRT da 17ª Região.