29 novembro, 2019 - Notícias, Alunos

Alunos da FACTHUS visitam PCH para complementação do ensino em sala de aula

No dia 16 de novembro, alunos do curso de Engenharia Elétrica da FACTHUS visitaram a Pequena Central Hidrelétrica de Macacos, do Grupo LAFARGE. Foram cerca de 22 alunos supervisionados pelo professor Leandro Eduardo de Oliveira.

Atualmente, no Brasil, a geração da maior parcela da energia elétrica provém das usinas hidrelétricas. As pequenas centrais hidrelétricas (PCH) são empreendimentos de grande importância para a matriz energética brasileira, por ser uma usina com um menor impacto ambiental, economicamente viáveis e ainda contribuir com o desenvolvimento social e regional.

De acordo com Leandro Eduardo, a visita tem como objetivo apresentar para os alunos na prática como é o funcionamento de uma Usina Hidroelétrica, da barragem à geração de eletricidade. “Eles aprenderam desde do projeto inicial, passando por todas as etapas do processo, inclusive a área de controles ambientais”, diz o professor.

O professor ressalta que, a vivência prática é importante na construção de qualquer profissional. “Aprender a teoria é a base do conhecimento, porém a integração desse conhecimento no dia a dia gera uma fixação do aprendizado realizado em sala, além de preparar o aluno para a prática desse conhecimento aplicado nas empresas. A partir das visitas técnicas esperamos que os alunos sejam capazes de se aprimorar, sanar dúvidas e se preparar para o que os espera no mercado de trabalho”, diz o professor.

O grupo foi composto por alunos dos 6º, 8º e 9º das disciplinas Circuitos elétricos em regime transitório; Análise e Proteção de Sistemas Elétricos de Potência; Geração e Transmissão de Energia Elétrica e Planejamento e operação do sistema elétrico de potência.