03 junho, 2020 - Notícias, Alunos

NAC realiza segundo encontro com líderes da FACTHUS

Acompanhar os trabalhos desenvolvidos na Instituição com base no Planejamento Estratégico e apresentar ideias de ações futuras para o próximo semestre foram os dois principais objetivos do encontro dos líderes da FACTHUS, realizado no dia 1º de junho, na Sala C09 do Campus I.

O encontro reuniu os Coordenadores de cursos, o Diretor Acadêmico, Prof. Dr. George Kemil Abdalla, a Coordenadora de Recursos Humanos, Profa Esp. Michelle Silva.  Esse foi o segundo encontro promovido pelo Núcleo de Apoio Acadêmico (NAC), representado pela psicóloga Janaiara Furtado. Na ocasião, o Controller da Instituição, Sr. Luís Neto Dorça Guimarães, foi apresentado formalmente para o grupo.

A psicóloga deu início à reunião com a exposição de um vídeo da retrospectiva dos principais acontecimentos de 2020. Em seguida, abriu-se um espaço para autorreflexão. “Em tempos tão incertos e instáveis, apresentamos a proposta, de cada um olhar para si mesmo e fazer alguns questionamentos, identificando quais são os sofrimentos reais; como estão as questões domésticas; qual o principal aprendizado; quais mudanças identificaram este ano e qual a sua relação com o período de pandemia”, diz Janaiara Furtado.

O segundo momento do encontro foi destinado à reunião estratégica, quando a psicóloga levantou a preocupação em relação ao provável aumento de índices de evasão escolar e as principais consequências desse período prolongado de paralisação das atividades presenciais. E para minimizar os impactos da crise, sugeriu a criação de uma Política de Retenção de Alunos FACTHUS para o segundo semestre. Para isso, o  Diretor Acadêmico apresentou um levantamento relativo ao número de evasão/ trancados e desistências dos últimos 5 anos.

Para esta construção estratégica, a facilitadora solicitou que os líderes expusessem suas ideias construídas com suas equipes, detalhando as ações que acreditam ser importantes para esta retenção.

O Prof. Dr. Douglas Reis Abdalla, Coordenador do Departamento de Extensão e Pesquisa (DEP), foi convidado para uma participação nos momentos finais da capacitação, com o objetivo de incentivar os participantes na realização de um trabalho científico tendo como base a proposta apresentada nestes encontros.

A produção científica foi o mote da apresentação de Douglas Abdalla. Ele lembrou que já realizou contatos com algumas revistas científicas internacionais que estarão abertas para publicar este projeto. Ele reforçou os benefícios de uma publicação científica para o autor e o seu impacto para a equipe de docentes.

O próximo encontro do NAC com os coordenadores está previsto para o dia 8 de junho.