05 outubro, 2020 - Notícias, Alunos

FACTHUS promove o II Congresso de Direitos Sociais

Nos dias 15 e 16 de outubro a FACTHUS promove o II Congresso de Direitos Sociais. Em sua 2ª edição o evento trará uma abordagem especial sobre o Direito Eleitoral em tempos de pandemia pela COVID-19.

O II Congresso de Direitos Sociais é um evento acadêmico desenvolvido em ação conjunta da Direção Acadêmica, Departamento de Extensão e Pesquisa e Curso de Direito da Faculdade de Talentos Humanos, para fomentar o desenvolvimento da carreira profissional dos Alunos FACTHUS.

De acordo com o Prof. João Paulo Borges, coordenador do evento, seguindo as orientações da OMS, o evento será online e totalmente gratuito. Além disso, o participante contará com certificação de 10 horas.

O evento será transmitido pelo Canal Oficial FACTHUS do Youtube. Para se inscrever basta acessar o link https://www.even3.com.br/cdsfacthus2020/

João Paulo ressalta, que o evento tem como objetivo promover com os nossos alunos e comunidade em geral um momento de debate sobre a atualidade dos Direitos Sociais em nosso país, com foco no Tema: Estado, Moralidade e Democracia.

Para ele, será um momento privilegiado para aprendizado. “A expectativa é sedimentar a ideia e tornar o evento fixo em nosso calendário acadêmico, contando com a adesão em massa do corpo docente e principalmente do corpo discente”.

Ele explica, ainda, que a intenção é propiciar o debate e a cada edição escolher um tema dentro dessa linha para a realização do Congresso. “Pelo sucesso obtido em seu 1° ano, esperamos uma adesão ainda mais expressiva, apesar do desafio de manter a realização de um evento de alto nível”.

“Será um momento de grande importância para o aluno que terá oportunidade de estar diante de grandes nomes do Direito, tanto regional como nacionalmente e ainda, assim, contribuir com a melhoria contínua do Direito”.

O Congresso de Direitos Sociais é destinado a alunos, egressos, advogados, juízes, membros do Ministério Público do Trabalho, bacharéis em Direito e à comunidade em geral. Confira a programação e inscreva-se: www.even3.com.br/cdsfacthus2020/

15/10 às 19h00
A Efetividade da Justiça Eleitoral e os desafios das eleições municipais de 2020

Palestrante: Alexandre Victor de Carvalho
 Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais
 Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

15/10 às 20h15
Moralidade e ética na prestação de serviço público

Palestrante: Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho
 Professor Universitário, Livre-Docente em Direito pela Universidade de São Paulo,
 na área de Teoria e Filosofia do Direito

15/10 às 21h15
O Estado e o exercício da Democracia

Palestrante: André Luís Del Negri
 Professor adjunto na UEMS, Doutor em Direito pela PUC Minas, autor de livros que tratam sobre o legado arbitrário   dos segredos de Estado, direito fundamental da informação e democracia, hermenêutica e jurisdição
 constitucional

16/10 às 08h30
Advocacia na defesa do Estado: abordagem acerca da eficiência e a defesa da supremacia do interesse público como meio de efetivação no atendimento social

Palestrante: Tiago Antonio Paulosso Anibal
 Mestre em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (2017)
 Procurador do Estado de São Paulo (desde 2010).
 Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público

16/10 às 9:30
Neoliberalismo e Direitos Sociais

Palestrante: Murillo Sapia Gutier