09 novembro, 2020 - Notícias, Alunos

Professores da FACTHUS têm artigo publicado em Revista Científica Online

Publicada em outubro de 2020, a 10ª edição Revista Sciencomm contou com a participação de dois professores dos cursos de Engenharia da Faculdade de Talentos Humanos (FACTHUS). Trata-se dos professores Cleiton Silvano Goulart e Gilberto Felipe Fernandes, dos cursos de Engenharias da FACTHUS.
Na página 41 do periódico, temos o artigo “Redução de Desperdícios e Otimização da Linha de Produção por meio de um Projeto Lean Six Sigma”, de autoria do Professor Cleiton Silvano Goulart, e  fruto de pesquisa em conjunto com as egressas do curso de Engenharia Mecânica, Ariane Aparecida Côbo Silva e Alice Scarllet Rosa Carneiro, que também assinam o conteúdo o publicado.

De acordo com Cleiton Silvano, o artigo teve como objetivo estabelecer o estudo de viabilidade do uso dos dois materiais empregados nas tubulações de ácido sulfúrico. “Para esta comparação foi considerada a evolução da corrosão medida por meio de ultrassom, para ser possível extrapolar sua vida útil e o custo da matéria-prima destes materiais”.

Segundo ele, com este estudo foi possível concluir o quão importante é a escolha adequada do material, levando em consideração a sua devida utilização, para que se obtenha os melhores resultados em termos de qualidade, segurança e manutenção.  “Os resultados finais obtidos durante o desenvolvimento do estudo de viabilidade atenderam de forma satisfatória, em virtude de que a alternativa encontrada se mostrou eficaz diante da aplicação na indústria. A qualidade, a vida útil, manutenibilidade e segurança ancoram o alto investimento”, explica o professor.

O artigo do professor Gilberto Felipe Fernandes pode ser conferido na página 72 da publicação e tem como título: “Aumento de resistência mecânica nas pás de impelidores em um reator de indústria química com ajuda de ferramenta computacional”. Também assinam o artigo os egressos do curso de Engenharia Mecânica, Diogo Henrique Silva e Pedro Henrique Afonso.

Segundo o resumo, o alvo do trabalho foi avaliar e comparar um conjunto de impelidores implicados a um mesmo regime de simulação que sofrem desgaste de fluxo de carga e corrosão. Modelos 3D dos impelidores criados se diversificam em suas características na forma e alinhamento. “Esses impelidores têm como função mover toda a massa que está contida no reator agitador, onde a solidificação e não homogeneidade da mistura são fatores indesejáveis ao processo e devem ser eliminados”, ressalta.

De acordo com o professor Gilberto Felipe, a pesquisa teve um resultado surpreendente. “Todos os agitadores sofreram corrosão e quebra em pelo menos uma das pás de seus impelidores com exceção daquele em que foi feito o teste de melhoria de troca de material e substituição do modelo original para o de melhoria 3 (terceiro modelo). O agitador que foi inserido a Melhoria 3 não tinha sofrido nenhum tipo ou começo de desgaste funcional até o momento (Novembro de 2019), ou seja, é plausível considerar que pelo menos esse equipamento poderia trabalhar 3.600 horas a mais sem perder sua funcionalidade e desempenho”, finaliza.

A Revista Sciencomm, com a íntegra dos artigos dos Professores Cleiton Silvano Goulart e Gilberto Felipe Fernandes, pode ser acessada AQUI.

SOBRE A REVISTA - A Sciencomm é uma Revista Científica multidisciplinar, eletrônica, de acesso gratuito e de peridiocidade anual.

CLEITON SILVANO GOULART
 Mestre em física com habilitação em instrumentação científica pelo CBPF - Centro Brasileiro de
 Pesquisas Físicas. Possui graduação em Engenharia Mecânica com habilitação em
 controle e automação pela  FACTHUS - Faculdade de Talentos Humanos e especialização
 em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Pitágoras. Atua profissionalmente como
 docente no ensino superior na  FACTHUS - Faculdade de Talentos Humanos, e como produtor
 de capítulos e de materiais didáticos.
 Possui interesse em sistemas robóticos, instrumentação científica, IoT - Internet das Coisas,
 Indústria 4.0 e eletrônica embarcada.

GILBERTO FELIPE FERNANDES
 Graduado em: Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Industrial - F.E.I.,
 Engenharia de Produção Elétrica pela Faculdade de Engenharia Industrial - F.E.I.,
 Pós-graduação em Marketing e Estratégia de Mercado pela Faculdade de Ciências
 Econômicas do Triângulo Mineiro - F.C.E.T.M., MBA em Gerenciamento de Projetos pela
 Fundação Getúlio Vargas, Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela
 Faculdade UNIESSA e Mestre pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU.
 Trabalhou 15 anos no departamento de Engenharia de Produto em indústria do segmento de
 eletrodomésticos, sendo 7 anos como Coordenador de Engenharia de Desenvolvimento e
 Implementação de projetos além da análise e adequação de produtos às Normas Brasileiras e
 Internacionais (NBR, IEC, IRAM, NOM, UL) e da participação em reuniões de entidades de classe
 e de órgãos governamentais para estabelecer e atualizar Normas Técnicas (ABNT, COBEI, ABINEE).
 Atualmente é professor do curso de Engenharia Mecânica, na instituição: Faculdade de Talentos Humanos
 (Facthus), onde ministra disciplinas do curso de Engenharia Mecânica e participa da orientação
 dos alunos na disciplina de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).