19 novembro, 2020 - Notícias, Alunos

Egressa da FACTHUS participa de projeto do Dia da Consciência Negra

Na Semana da Consciência Negra, a egressa do curso de Estética e Cosmética da FACTHUS, Maria Francisca Lisboa, participou do projeto “Escola Consciente e a Cultura Negra”, com um vídeo em que relata a sua história.

Cicy Lisboa, como é conhecida, participou do projeto a convite da docente da FACTHUS, Heloísa Lessa. O projeto é realizado na Escola Estadual Professora Corina de Oliveira e tem como objetivo promover atividades que desenvolvam a conscientização sobre o racismo em nossa sociedade.

No vídeo, a egressa conta que veio para Uberaba em busca de um trabalho e de uma educação melhor. Segundo ela, os seus pais sempre a incentivaram a estudar. Por isso, ela sempre teve este lema: “A Educação é a forma de mudar a nossa vida”.

Ela relata que quando chegou a Uberaba não teve muita oportunidade. “Eu acredito que tenha sido por preconceito. Por eu ser negra e maranhense, tive muita dificuldade para arrumar um emprego”.

No início da sua trajetória, conseguiu fazer um cursinho e começou a trabalhar em um salão de beleza, mas ainda tinha dentro de si o desejo de fazer uma graduação. “Quando vi o anúncio da FACTHUS, percebi que era a oportunidade que tanto buscava para mudar a minha história”.

Ela ressalta que o seu diploma fez toda a diferença. “Graças a ele, hoje tenho um emprego maravilhoso, tenho o meu salão, minha casa, me tornei completamente independente. E só a educação pode fazer isso”.

Cicy Lisboa lembra que é muito importante sair da zona de conforto e correr atrás dos seus sonhos. “Independentemente de cor, raça, etnia, se é gordo ou magro, feio ou bonito, todos podemos alcançar os nossos objetivos”.

Com seu depoimento, a egressa espera contribuir para uma educação antirracista. “Esqueçam o preconceito, as pessoas que falam que vocês são menores. Ninguém é melhor nem pior que ninguém, mas o conhecimento que carrega pode fazer a diferença”.

Ela ainda lembra que até o final da vida podemos adquirir conhecimento. Portanto, “Não deixem de estudar, pois a Educação, o conhecimento é que vão mudar a nossa vida, o nosso mundo”, finaliza Cicy.

Para assistir ao vídeo gravado por Cicy Lisboa, Acesse aqui!

SOBRE O PROJETO
O projeto “Escola Consciente e a Cultura Negra” é desenvolvido na Escola Estadual Professora Corina de Oliveira e tem como autora, a Professora Vânia Rosa de Oliveira. O projeto tem como objetivo promover atividades que desenvolvam conscientização sobre o racismo em nossa sociedade. “Repensar o racismo é uma obrigação de todos os educadores, como aponta a Lei número 10.639. Nossa função, enquanto profissionais da educação, é preparar e auxiliar os alunos para os enfrentamentos da vida e não apenas prepará-los para as avaliações internas e externas. Dessa forma, contribuímos para que sejam seres humanos melhores e para que eles possam construir uma sociedade mais justa e igualitária”.

Foto: Marise Romano