17 setembro, 2021 - Notícias, Alunos

Professor e egressos de Engenharia Mecânica da FACTHUS publicam artigo em renomada revista

O professor do curso de Engenharia Mecânica da FACTHUS, Dr. Felipe Santos Moreira, e os egressos do curso, Leandro Ribeiro Alves e José Braz de Araújo Júnior, tiveram um artigo publicado na Revista Brasileira de Ciência, Tecnologia e Inovação, da UFTM, sob o “Cálculo e análise da carga térmica da Biblioteca Diva Saraiva do Campus I da FACTHUS – Uberaba/MG”.

Conhecida em âmbito nacional por publicar contribuições inéditas nas áreas de conhecimento tais como engenharia, tecnologia, inovação e ciências ambientais, esta edição da revista dedica um espaço para o trabalho realizado pelo professor e egressos,  falando da climatização de ambientes.

O trabalho, fruto da pesquisa em conjunto com os egressos sob a orientação do Prof. Dr. Felipe Moreira, visa controlar o clima de um ambiente fechado, condicionando o ar de forma a ajustar a temperatura, umidade, velocidade e pureza, para padrões de conforto térmico e de controle de poluentes, estabelecidos por resoluções e normas técnicas.

De acordo com o orientador do trabalho, o artigo apresenta uma abordagem do cálculo de carga térmica de uma edificação, a partir de três situações críticas: máxima irradiação solar, máxima temperatura externa e máxima ocupação de pessoas. “Foi proposta a instalação de um sistema VRF de climatização contendo 7 unidades evaporadoras, sistema de renovação de ar e também a aquisição de 2 desumidificadores portáteis para garantir a umidade relativa apropriada atendendo às demandas encontradas da edificação”, relata o professor.

SOBRE A REVISTA
A Revista Brasileira de Ciência, Tecnologia e Inovação (ISSN 2359-4748) é uma publicação semestral ligada ao Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica (PMPIT) e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. A Revista RBCTI objetiva publicar contribuições inéditas nas áreas de conhecimento tais como engenharia, tecnologia, inovação e ciências ambientais.